top of page
TOR05730.jpg

Nossos Distintivos

Preâmbulo

As convicções profundamente enraizadas e centradas no evangelho de Atos 29 nos unem e nos motivam. No entanto, unidade não significa uniformidade no que se refere à aplicação de nossas crenças teológicas. Como uma comunidade global de igrejas servindo em diversas áreas, confiamos nos pastores e líderes de Atos 29 para aplicar nossa visão centrada no evangelho de uma forma que seja biblicamente fiel e contextualmente sábia. 

Além disso, acreditamos que os presbíteros das igrejas locais prestarão contas ao Senhor pelo seu ensino e liderança na igreja local ( Hb 13.17 ) e, consequentemente, Atos 29 não assume a responsabilidade de monitorar ou policiar questões de ortopraxia em nossas igrejas-membro. Dito isto, devido às nossas robustas práticas de avaliação, estamos confiantes de que quando um líder ou membro de uma igreja de Atos 29 visita outra igreja de Atos 29 em qualquer lugar do mundo (ou uma conferência de Atos 29), ele ou ela pode esperar encontrar Cristo exaltado e os nossos valores e crenças refletidos e, como resultado, serão edificados na nossa santíssima fé e encorajados na nossa missão partilhada. 

Ao longo de nossa história, diversas declarações e documentos foram adicionados às nossas crenças e distintivos para consideração e/ou afirmação. Por mais úteis que estas declarações possam ter sido, não as vemos como parte dos nossos fundamentos teológicos oficiais de Atos 29. Acreditamos que o Pacto de Lausanneos nossos cinco distintivos teológicos e as nossas quatro esperanças proporcionam clareza teológica suficiente e promovem a unidade eficaz. Essas crenças, valores e anseios fundamentais fazem parte da história de Atos 29 há vários anos e continuamos a afirmá-los com prazer.

Somos apaixonados pela centralidade do evangelho.

Acreditamos que o evangelho é a boa nova do que Deus graciosamente realizou pelos pecadores por meio da vida sem pecado, morte sacrificial e ressurreição corporal de seu Filho, nosso Salvador, Jesus Cristo — ou seja, nosso perdão do pecado e justificação completa diante de Deus. Este evangelho também é o fundamento para nossa confiança no triunfo final do reino de Deus e na consumação de seu propósito para toda a criação nos novos céus e nova terra.

Este evangelho está centrado em Cristo, é o fundamento da vida da igreja e é a nossa única esperança de vida eterna. Este evangelho não será proclamado se a morte substitutiva penal e a ressurreição corporal de Cristo não forem centrais para a nossa mensagem.

Este evangelho não é apenas o meio pelo qual as pessoas são salvas, mas também a verdade e o poder pelos quais as pessoas são santificadas; é a verdade do evangelho que nos capacita a fazer genuína e alegremente o que é agradável a Deus e a crescer em conformidade progressiva com a imagem de Cristo.

A salvação oferecida nesta mensagem do evangelho é recebida somente pela graça, somente pela fé, somente em Cristo; nenhuma ordenança, ritual, trabalho ou qualquer outra atividade por parte do homem é necessária para ser salvo.

Marcos 1:1 ;  Lucas 24:46-47 ;  João 3:16-18 ;  Romanos 1:16-17 ; 3:21-26 , 5:1-11 ;  1 Coríntios 1:18-25 ;  2:2 ;  15:1-4 ;  2 Coríntios 4:1-6 ;  9:13 ;  Gálatas 1:6-9 ;  Efésios 1:7-10 ;  Colossenses 1:19-20 ;  2 Timóteo 1:8-14 ;  2 Pedro 3:11-13  Judas 3-4 ;  Apocalipse 21:1-22:21 )

Abraçamos com entusiasmo a soberania da graça de Deus em salvar pecadores.

Afirmamos que Deus nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo, não com base na fé prevista, mas incondicionalmente, de acordo com o seu soberano beneplácito e vontade.

Acreditamos que, por meio da obra do Espírito Santo, Deus atrairá os eleitos à fé em seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, superando graciosa e eficazmente sua resistência obstinada ao evangelho, para que creiam com mais certeza e disposição.

Cremos também que estes, os eleitos de Deus que ele deu ao Filho, perseverarão na crença e no comportamento piedoso e serão mantidos seguros na sua salvação pela graça através da fé.

Acreditamos que a soberania de Deus nesta salvação não diminui a responsabilidade das pessoas de acreditarem em Cristo nem marginaliza a necessidade e o poder da oração e do evangelismo, mas antes os reforça e estabelece como os meios ordenados pelos quais Deus realiza os seus fins ordenados.

João 1:12-13 ;  6:37-44 ;  10:25-30 ;  Atos 13:48 ;  16:30-31 ;  Romanos 3:1-4:25 ;  8:1-17 , 31-39 ;  9:1-23 ;  10:8-10 ;  Efésios 1:4-5 ;  2:8-10 ;  Filipenses 2:12-13 ;  Tito 3:3-7 ;  1 João 1:7 , 9 )

Reconhecemos e confiamos na necessidade da presença fortalecedora do Espírito Santo para toda a vida e ministério.

O Espírito Santo é plenamente Deus, igual ao Pai e ao Filho, cujo ministério principal é glorificar o Senhor Jesus Cristo. Ele também convence os incrédulos da sua necessidade de Cristo e concede vida espiritual através da regeneração (o novo nascimento).

O Espírito habita permanentemente, santifica graciosamente, guia amorosamente e capacita todos os que são levados à fé em Cristo, para que possam viver em obediência às Escrituras inerrantes.

O modelo para nossa confiança no Espírito e nossa experiência de sua presença habitante e capacitadora é o próprio Senhor Jesus Cristo, que foi cheio do Espírito e inteiramente dependente de seu poder para a realização de milagres, a pregação do reino de Deus e a todas as outras dimensões do seu ministério terreno.

O Espírito Santo, que habitou e capacitou Cristo da mesma maneira, habita e capacita-nos através dos dons espirituais que ele concedeu para a obra do ministério e para a edificação do corpo de Cristo. 

Embora existam diferentes entendimentos em nossas redes sobre a natureza e a função desses dons, todos nós reconhecemos que eles são provisões divinas centrais para o crescimento espiritual e o ministério eficaz, e devem ser ansiosamente desejados, desenvolvidos fielmente e exercidos amorosamente de acordo com as diretrizes bíblicas.

Mateus 3:11 ;  12:28 ;  Lucas 4:1 ,  14 ;  5:17 ;  10:21 ;  João 1:12-13 ;  3:1-15 ,  34 ;  14:12 ;  15:26-27 ;  16:7-15 ;  Atos 2:14-21 ;  4:29-30 ;  10:38 ;  Romanos 8:9 ;  12:3-8 ;  1 Coríntios 12:7-13 ;  12:28-31 ;  14:1-33 ;  2 Coríntios 1:21-22 ;  Gálatas 3:1-5 ;  Efésios 1:13-14 ;  5:18 )

Adotamos uma compreensão missionária da igreja local e seu papel como o principal meio pelo qual Deus escolhe estabelecer seu reino na Terra.

A igreja tem um mandato bíblico claro de olhar para além da sua própria comunidade, para a vizinhança, a nação e o mundo como um todo; assim, a missão não é um programa opcional na igreja, mas um elemento essencial na identidade da igreja.

Somos chamados a tornar Cristo conhecido através do evangelho e, pelo poder do Espírito Santo, a fazer com que o seu senhorio influencie todas as dimensões da vida.

A principal forma de cumprirmos esta missão é através da plantação de igrejas que plantam igrejas e do treinamento de seus líderes. O nosso objectivo é que Jesus Cristo seja mais plenamente formado em cada pessoa através do ministério daquelas igrejas que Deus nos permite plantar em todo o mundo.

Também acreditamos que somos responsáveis ​​por não nos afastarmos de nossa cultura nem nos conformarmos a ela, mas com humildade, por meio do Espírito e da verdade do evangelho, nos envolvermos com ela corajosamente enquanto buscamos sua transformação e submissão ao senhorio de Cristo.

Isaías 52:7 ;  Mateus 10:5-25 ;  28:18-20 ;  Lucas 4:18-19 ;  24:46-47 ;  Atos 28:31 ;  Romanos 10:14-15 ;  2 Coríntios 10:4-5 ;  Gálatas 2:10 ;  Efésios 3:10 ;  4:11-16 ;  2 Timóteo 4:1-5 ;  Hebreus 10:23-25 ;  1 Pedro 2:4-5 ,  9-10 )

Considerações finais

Como uma organização de plantação de igrejas com um rigoroso processo de avaliação, a Acts 29 coloca um alto valor de confiança em nossos pastores/presbíteros. Consequentemente, a Acts 29 não busca microgerenciar os resultados específicos das crenças e distinções acima mencionadas em igrejas locais, mas espera ver as igrejas Acts 29 refletindo essas crenças e distinções compartilhadas consistentemente, e de uma forma que seja contextualmente sábia e pastoralmente fiel aos olhos de Deus. 

Além disso, cada igreja membro em Atos 29 é convidada a renovar seus compromissos de aliança com a comunidade de igrejas de Atos 29 anualmente. Confiamos que, como parte do processo anual de renovação de aliança, nossas igrejas estão avaliando seu alinhamento contínuo e implementação das crenças e distinções declaradas acima. 

Em suma, a Acts 29 é composta por igrejas teologicamente orientadas, com ideias semelhantes, comprometidas com o plantio de igrejas, lideradas por pastores e líderes competentes. Temos algumas crenças muito distintas (conforme declarado no Pacto de Lausanne e em nossos cinco distintivos teológicos) e compartilhamos anseios (conforme declarado em nossas quatro esperanças), mas não desejamos nos envolver em debates teológicos intermináveis ​​que nos impedirão de permanecer na missão de facilitar e catalisar o plantio global de igrejas. 

Finalmente, pertencer a uma comunidade global de igrejas saudáveis ​​e multiplicadoras tem muitos privilégios, como a oportunidade de aprender uns com os outros humildemente, de discutir questões debatidas não essenciais caridosamente e de compartilhar recursos uns com os outros cooperativamente.

Damos boas-vindas a esse tipo de espírito na era dividida de hoje e buscamos colocar o caráter de Cristo em exibição pela forma como nos envolvemos uns com os outros e pela forma como fazemos parceria na missão juntos — tudo para a glória de Cristo, que é o Cabeça da Igreja. 

bottom of page